Criando Redes, Movimentos ou Ministérios de Jovens #3 - Redes de Jovens

Redes de Jovens:  "SEVEN", "NAUM SEJA + ZUM", "ÁGAPE", "RADAR"
Nas postagens anteriores falei sobre Cultos Superficiais e Célula Superficial e tratei de explicar o que o ministério de jovens não deve ser apenas um culto ou célula. Hoje abordarei um dos mais esperados assuntos sobre liderança de jovens, as “Redes de Jovens”. Já a 2 anos que trabalho liderando Rede de Jovens e posso, com um pouco de conhecimento explicar sobre o assunto.

Uma coisa curiosíssima: não encontrei nada na internet que falasse sobre como surgiram as redes de jovens, o que se tem é como surgiram as redes de jovens e adolescentes já existentes. E nem veremos uma data detalhada que possa dizer quem fora o mentor ou o primeiro a usar o nome “Rede de Jovens”, contudo fiz uma pesquisa com a história da Igreja e pude encontrar alguns indícios de como elas vieram a surgir.

Há mais ou menos até 12 anos atrás nunca ouviríamos este nome “rede” se referindo a Grupos de Jovens, o nome usado antes eram “ministério de jovens”, não mais que isso. Um tempo depois que surgiram as células [falo um pouco sobre o surgimento em “Células Superficiais”], este nome começou a ser mais usado, mas antes mesmo de células já existiam redes de jovens, hipótese ter sido os primeiros momentos que se ouve falar sobre “rede de jovens” foi com os movimentos de evangelização nas escolas e faculdades. Uma estratégia mais aceitável sobre um nome neutro e muito defensivo quanto a causa. As Redes de Jovens nas Universidades compreendiam em um entrelaçar dos grupos de cursos e horários diferentes, como tribos, e quando estavam unidas chamavam de “Rede”, muito usado quando faziam conferências entre as outras faculdades e universidades, cada instituição era conhecida como uma rede única composta de vários grupos de jovens de cursos diferentes, horários diferentes e até de semestres diferentes, porém de uma mesma universidade. Nesses congressos e conferências juntavam as redes de jovens de diversas faculdades não só para eventos de adoração ou palavra, mas também para discutir política, assuntos de grêmio estudantil, e novas ações para ampliar o evangelismo.

Mais adiante, como bem sabemos, muitas igrejas aderiram ao trabalho de grupos pequenos e na maioria delas as células foram divididas por faixa etária, então automaticamente pela demanda de jovens, surgiam as células de jovens. As células (como grupos pequenos) tinham que se dividir em várias, já que a igreja possuía muitos jovens para 1 ou 2 células apenas. 

Quando as células se uniam para um evento sendo ele entre a mesma igreja ou com as outras denominações, não cabia chamar o nome de todas as células como se estivessem separadas, então fora optada por chamar de “Rede de Jovens” - no caso significa o coletivo de células de uma mesma denominação:
Atualmente o significado começou a ampliar, uma atitude muito rara é vermos igrejas em trabalho interdenominacional, nós chegamos a dar “Glória Deus!” por ver elas obedecendo a Bíblia e fazendo algo juntas em prol do Reino. (Sim!) É possível, há casos de Igrejas unindo as suas Redes de Jovens (não necessariamente usando esses termos) em uma só rede (rede das redes) para trabalhar. Vemos isso muito em Convenções, as quais não necessariamente as igrejas são de mesma denominação ou placa denominacional. Posso citar um Congresso de Jovens (JUBAN) que participei em Macapá-AP realizado pelas igrejas da Batista Nacional mais a Igreja Shalom. Digo que fora um dos melhores que prestigiei e trabalhei.
Vamos ver muito isso com igrejas que já possuem um peso histórico de experiências eclesiásticas a ponto de um amadurecimento que os promove a realizar tais eventos - Para o Reino.

Nem Toda Rede é um Coletivo de Células
Isso mesmo! Acabamos de visualizar na imagem a cima um desenho que mostra a coletividade das células formando a Rede, só que nem toda rede é coletivo de células. O nome “Rede Jovens” hoje em dia tem sido usado muito mais para substituir o nome: “ministério de jovens” porque dá um sentido mais abrangente e estrategista. Apesar que alguns acham que é porque fica mais esteticamente bonito (e não deixa de ser uma verdade algumas vezes), mas nunca devemos esquecer que realmente não é este o foco.


Em Macapá - AP pouco se ouvia falar de “ministério jovem”, a única imagem estereótipo que tínhamos se trava de cultos superficiais, em outras palavras: “uma chatice de sempre”. Nada tão grande quanto alguns congressos, e o surgimento das células e/ou grupo de jovens. Até então que começou a se ouvir falar das redes de jovens, Umas das primeiras no Estado do Amapá que ouvi falar era a Seven, depois Radar e a Ágape, nesse ínterim estava a Rede Naum Seja + Zum (breve falarei mais sobre ela). Encontrei algumas particularidades muito incríveis nelas que hoje posso ponderar sendo o que Macapá estava precisando. De certa forma contemplei um avivar da juventude macapaense surgindo nas Redes de acordo com estas particularidades. Exemplo:

Seven: uma rede de jovens estudantis, mobilizam ações nas escolas e faculdades ou universidades.
Radar e Ágape: rede de jovens da Igreja Quadrangular zona Norte e Centra/Sul de Macapá Amapá.
Naum Seja + Zum: Rede interdenominacional de jovens com ações voltadas para missões urbanas.
[breve mais detalhes sobre cada Rede em novas postagens]

Atualmente existem mais redes atuando no estado. Abordei nesta postagem sobre elas porque este movimento tem crescido consideravelmente e consolidado multidões de jovens. Desde então as Redes não são mais apenas a coletividade de grupos pequenos e diferentes, percebo que as redes são grupos amadurecidos ministerialmente e que estão realmente construindo e despertando o avivamento no meio dos jovens cristãos.

Continue Acompanhando, falarei mais sobre este assunto em [Artigos e Movimentos] durante estas semanas. Caso queiram conversar sobre o assunto, esclarecer idéias, poste seu comentário a baixo ou envie-me um email.

----------------------------------------------------------------------
Sobre Augusto Máximo:
Coordenador Geral da Rede de Jovens Naum Seja + Zum - Macapá/AP.
Seminarista do Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono (CTMDT)


Comente com o Facebook: