Criando Redes, Movimentos ou Ministérios de Jovens #5 - "Estou Cansado"


Super Comum um "belo dia" o líder dizer: estou cansado; não aguento mais; só cobranças; quanta ingratidão; só críticas e etc. Este foi só mais um dia de trabalho ministerial. Me diga quantas vezes você já pensou em abandonar tudo porque não aguenta mais? Você já perdeu aquela motivação, que outrora, você tinha? Então este post é pra você!

PRIMEIRA COISA: Isto é normal! Sim! é normal nós, líderes, nos sentirmos assim algumas vezes. Não ache que você é um incapaz e tudo o que você fez é só fogo de palha. Todos os líderes viveram momentos tristes, de nãos erem compreendidos, humilhados, caluniados e até já tentaram (alguns) desistir de tudo, ou tentados a isso. Ainda assim, a maior prova de amor em um trabalho, seja o quão difícil ele for, ainda será a persistência. Martin Luther King disse uma vez que "O homem que não está disposto a morrer por uma causa não é digno de viver". Compreenda que este "deserto" é comum para todo líder e você deve superá-lo, isto é muito importante sempre que ele vier. Veja:
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
SEGUNDA COISA: Quando se sentir assim ore! Meu caro leitor, ninguém mais habilitado pra falar sobre o peso de uma responsabilidade enquanto todos estão contra, é, só Jesus sabe de verdade. Ele foi dentre todos o mais amado e mais odiado, e mesmo nestas horas que tudo parecia estar se perdendo ele soube buscar o Pai. Lembre-se que ele amou a todos, inclusive os que o crucificavam. Maior exemplo de perseverança não há. Eu lembro ao ler a Bíblia que ele orou por eles (Lc 23:24), e disse que devíamos orar por aqueles que nos perseguem (Mt 5:44). Jesus orava para que o Pai fizesse de acordo com a sua vontade, 

Depois se afastou deles à distância de um tiro de pedra e, ajoelhando-se, orava:
Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua. Lucas 22:41
Líder, esta é a sua porta estreita, deixe Deus lhe ensinar com este deserto, permita que Ele te amadureça. Por isso. Um princípio importante: não tome nenhuma decisão importante só porque os outros estão te pressionando, nem haja quando estiver de cabeça quente. Estas são duas dicas preciosas. Espere dar respostas ou tomar decisões depois que estiver orado (Falado com o PAI). Moisés vacilou nessa uma vez (Nm 20).
Geralmente o motivo de um líder querer desistir são pessoas, aquelas que dão trabalho. Não pode ser este o desejo de sua desistência, e ainda mais se estas estão faccionando para derrubar o líder. Resista amando-os mais e de forma prudente tome as rédias da situação não maximizando dentro de si os erros e críticas, avalie-as e se não servem, jogue fora. Busque não olhar para minoria que lhe quer ver mal, isso só vai lhe incentivar a desistir mesmo, olhe agora para aqueles que te amam e que precisam de sua força ao lado deles, isto pode ser o suficiente. Leia Neemias 6. O cara é um exemplo de liderança guiada pelo Espírito Santo! O tempo todo ele estava direto ligado nos propósitos de Deus sem olhar pra trás nem dar bola para as armadilhas dos que o queriam mal. Em Neemias aprendemos que nestas situações você não precisa se justificar de calunias.

TERCEIRA COISA: NO RELAX! Neste momento você está cheio de tudo, mas não é a hora de descansar deixar cair a produtividade. Normalmente os momentos que queremos desistir é quando conseguimos fazer algum trabalho grande e que Deus se agradou muito, sabia? Preste atenção quando essas situações acontecem com mais frequência. É sempre quando algo importante acaba de acontecer. A tendência da maioria é baixar a guarda, não faça isso!
Isso acontece bastante quando o rendimento do número de visitantes em uma programação diminui ou pós evento. A maioria dos grandes projetos começaram revolucionando e depois despencaram, e só um tempinho depois acabaram. Não seja assim, persista, pregue para as cadeiras quando não tiver vindo ninguém, persista. Se realmente você gerou um ministério de acordo com os princípios de Deus, tenho certeza que não será em vão. Números ainda não significa qualidade, ainda mais num tempo tão cheio de sofismas e shows pirotécnicos.


UMA CITAÇÃO DA PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO, 
No fim, poderia citar mais conselhos, por hora, acho bom começar com estes apenas. Não se esqueça que joio é pra andar entre os trigos, que só Deus é que vai separá-los, não você. O joio, rouba nutrientes do trigo, mas isso não necessariamente é ruim, o trigo pra sobreviver e ficar mais forte precisa resistir! O joio tem no fim das contas o seu papel importante. Só Deus sabe separá-los sem se confundir com trigo, nós não. Aí acabaremos levando o trigo junto. Apenas ore para que joios se tornem trigos e trigos resistem ao joio.

NO FINAL agora vou por uma música do Tiago Iorc - "Um dia Após o Outro". Achei legal o tema dessa música com o tema que acabei de falar.


Comente com o Facebook: