Diga Não Ao Tráfico Humano!


Dias atrás soube sobre uma campanha nacional contra o tráfico de humanos, por este fato resolvi pesquisar sobre o assunto. Infelizmente a realidade é muito pior do que imaginava.
O tráfico humano não passa de um termo mais moderno para escravidão. Estipula-se que existam mais de 2,4 milhões de pessoas sendo escravizadas por todo o mundo principalmente no continente europeu.

Em um estudo feito pelo escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) foi mostrado que grupos criminosos que lidam com tráfico de humanos lucram em torno de 3 bilhões de dólares por ano. Entre os crimes internacionais mais lucrativos o tráfico humano esta em terceiro perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas.
O estudo mostra também que 80% das pessoas escravizadas são mulheres e crianças e 90% das mulheres traficadas são para fins de exploração sexual onde são violentadas, dopadas, aprisionadas entre outras crueldades. As crianças em sua grande maioria são levadas a trabalhos em carvoarias, fábricas, fazendas onde trabalham como adultas durante horas e horas.
Normalmente as pessoas traficadas são levadas para lugares afastados, onde o crime domina sendo difícil à contagem exata de escravos e mais difícil ainda a prisão e punição dos agenciadores.
Existem outras formas de exploração, são em menor número, porém com a mesma crueldade. Alguns exemplos: servidão doméstica, remoção de órgãos, adotamento ilegal etc.
No Brasil além dos pontos já citados existem outros grandes problemas que são a exploração sexual infantil e o turismo sexual.
A primeira é um problema cotidiano, para se ter uma noção a polícia rodoviária federal estima que existam pontos de exploração sexual infantil nas rodovias brasileiras a cada 26 km.
O turismo sexual também é cotidiano, porém em épocas festivas como carnaval, férias, eventos de grande porte como copa do mundo se torna muito mais presente.
Diga não a tudo isso, denuncie, compartilhe, escreva, faça algo contra essa realidade!




Obs: Neste link abaixo estão os emails e telefones para a denúncia contra todo tipo de exploração, escravidão entre outros crimes ligados ao tráfico de pessoas.




Comente com o Facebook: